Introdução

Pretende este blog voltar a unir continentes, pelos quais se encontram distribuidos amigos de longa data. Da China aos EUA, da Austrália à velha Europa, será com um olhar Lusitano que descreveremos os lugares e contaremos as histórias que fazem o nosso dia-a-dia, num mundo onde as diferenças jamais separam pessoas.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Procedimentos





O toque de entrada é às 8 da matina. Eu já lá estou há 20 minutos, pelo menos. Há sempre umas fotocópias para tirar e o mail interno da escola para consultar. Os alunos começam a entrar na sala de aula e 5 minutos depois um outro toque é ouvido. Tranco a porta, como é devido. Qualquer aluno que queira agora entrar poderá fazê-lo, mas não sem receber um "lunch detention", pelo que no dia seguinte almoçará numa sala, com um professor, onde não poderá abrir a boca senão para comer uma sande. Dois minutos depois o intercomunicador começa a falar. É o director ("pricipal", por estas bandas) que oficializa o começo do dia escolar. Há meia hora atrás já um grupo de alunos, devidamente uniformizados, erguiam a bandeira na entrada da escola. Começa com um "bom dia", relembra a data, e pede aos alunos para se levantarem. As mãos direitas deveriam ir de encontro aos peitos, mas quase ninguém o faz: "I pledge allegiance to the Flag of the United States of America, and to the Republic for which it stands, one Nation under God, indivisible, and with liberty and justice for all." Na verdade, os alunos encaram este momento como mais um ritual quotidiano, sem qualquer significado especial. Deveriam todos repetir estas palavras em uníssono, mas é muito raro ouvir alguém fazê-lo. E não vou ser eu que os vou obrigar, muito embora faça questão que se levantem e fiquem em silêncio. Segue-se a Hartsville pledge of honor (ver foto). Muito recentemente, o Director pediu a todo o professorado que explicasse, palavra por palavra (literalmente), o significado desta frase, numa tentativa de evitar que este momento se torne naquilo que há muito tempo (ou desde sempre) é, mas a boa vontade de todos não foi suficiente para alterar o que quer que fosse. Os 15 segundos seguintes são de introspecção, em silencio e ainda de pé, se bem que quase todos começam a cambalear para os seus lugares. Chegam os anúncios e recomendações do dia: os professores são relembrados a fazerem cumprir as normas de identificação e vestuário: quem não tiver identificação ou tiver a camisa de fora das calças receberá também um "lunch detention". Tudo em nome da segurança dentro do campus. Depois dos resultados dos jogos escolares de basket ou futebol da noite anterior vem o "thought of the day", geralmente uma breve notícia ou um acontecimento histórico que é aproveitadopara fazer mostrar que o futuro de cada um depende, em cada momento da vida, das escolhas que se fazem nesse instante. É precisamente nesta ideia que se cristaliza toda a filosofia da escola, e a sua aplicação por parte dos alunos é, a existir, o objectivo comum que toda a "faculty" deverá incorporar.
São quase 8:15h e está a chegar a altura de eu entrar em cena. Falta só a deixa, em forma de grito de guerra: "the choice is yours. Go Foxes!". O intercomunicador cala-se e a aula começa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!